terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Raviolo de Massa de Batata com um Recheio Inesperado


A estadia em Portugal no passado mês de Janeiro também serviu para ver os programas da Food Network e retirar alguma inspiração para os pratos que apresento aqui no Cravo & Canela. Uma das propostas que mais me impressionou foi um prato do Restaurante Bottega do Chef Michael Chiarello. Logo me pareceu uma sugestão fantástica para uma Segunda Sem Carne e apenas a logística complicada do dia de ontem me impediu que ela vos fosse apresentada no dia certo.


Trata-se de um delicioso e gigante Raviolo, com uma massa invulgar e um recheio, no mínimo, inesperado. O Raviolo, com o tamanho aproximado de um hamburguer, é feito com massa de batata (sim, a mesma com que se fazem os gnocchi) e recheado com ricotta, espinafres e uma gema fresca. Antes de servir é regado com manteiga de sálvia e o Chef Chiarello acrescenta ainda um toque requintado com as trufas negras, o que neste caso não foi possível!


Ingredientes:

(Para a Massa)
4 batatas de tamanho médio
1 ovo
1 1/2 chávena (chícara) de farinha
3 colheres de sopa de margarina
Sal e noz moscada qb

(Para o Recheio)

1 queijo ricotta
1 molho de espinafres
1/2 cebola picada
Azeite, sal, pimenta e noz moscada qb.
4 gemas de ovo

(Para o Molho)
100 g de manteiga
1 raminho de sálvia
Queijo parmesão ralado para polvilhar




Descarcar e cozer as batatas em água temperada de sal. Depois de cozidas, reduzir a puré com um espremedor de batatas, ou com um passe-vite. Juntar a margarina e o ovo batido e amassar bem. Ir juntando, gradualmente, a farinha (pode não ser necessária toda, ou precisar de mais um pouco) até a massa descolar das mãos, devendo ser bem maleável, mas não excessivamente seca. Separe porções que permitam fazer um círculo com 3 mm de espessura e cerca de 12 cm de diâmetro.

Preparar o recheio, estufando as folhas de espinafre com uma colher de água e um fio de azeite. Quando estiverem tenras, picar finamente, e juntar o queijo ricotta previamente esfarelado. Envolver cuidadosamente em lume muito brando e temperar de sal, pimenta e noz moscada.

Estender a massa e colocar o recheio de espinafre e ricotta no centro, deixando margens para fechar o raviolo. Criar um espaço central onde colocar a gema. Tapar com outro circulo de massa, pressionando as extremidades para que fique bem colado. Passar um carretilho para acertar o raviolo e terminar, marcando a orla com os dentes de um garfo.

Depois de recheados, coloca-se água a ferver, temperada de sal e quando esta estiver bem quente juntam-se os raviolos, um a um. Quando cozidos, estes vêm à superfície. Devem ser retirados e colocados num prato de servir.

Numa frigideira, leva-se a manteiga a derreter e junta-se a sálvia, deixando aquecer um pouco. Regam-se os raviolos com este molho, polvilhando-se com queijo parmesão acabado de ralar.





Neste momento estão prontos a servir. A massa de batata está cozida, o recheio de espinafre e ricotta está quente, mas a gema de ovo dourada não está completamente cozida e vai-se desmanchar num inesperado molho interior quando o raviolo for aberto.

A mistura da manteiga aromatizada com a sálvia com o sabor da gema fresca é deliciosa. A massa bem macia e o recheio com várias camas de sabor regalam os sentidos e vão-lhe garantir muitos elogios!


Não deixem de experimentar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Olá Manuela,
    Que delícia de receita. Ando louca para fazer este tipo de ravioli!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Deve ficar uma delícia, fiquei maravilhada com as fotos :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderExcluir
  3. Manuela fiquei extasiada a ver as fotos!! Dá vontade de sair e ir fazer a receita!! Nunca experimentei fazer gnocchi nem raviolis, mas fiquei com o apetite aguçado!!!
    Está apetitoso!!!
    Beijinhos
    Mena

    ResponderExcluir
  4. HUm... me deu água na boca, imagino o resultado desta combinação de sabores.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Que coisa linda Manuela! Se não fosse a ricota... mas suponho que posso substituir por tofu e deve ficar ótimo na mesma! (claro que não fica com o mesmo sabor, mas isso não há nada a fazer, não há como substituir o sabor do queijo!)

    ResponderExcluir
  6. ADOREI a sugestão, e a gema do ovo ali a brilhar ao abrir o ravioli fez-me água na boca, deve ser deliciosa esta receita :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Sou seguidora diária das suas receitas, e já fiz uma delas e adorei (Bolo de iogurte, limão e sementes de papoila). E agora quero experimentar esta. Diga-me uma coisa estas quantidades dão para quantos raviolos?
    E Parabéns....tem um blog fantástico!
    Um beijo
    Cristina Caravela

    ResponderExcluir