quinta-feira, 8 de março de 2012

Tarte de Amêndoa - Outra Receita

A tarte de amêndoa é o bolo favorito do meu marido e, por isso, tento sempre fazer-lhe esse mimo, presenteando-o com uma fatia para acompanhar o café. Infelizmente, desde que estou aqui no Brasil, a tarte nunca mais me saiu tão bem como em Portugal. Desconfio que é da manteiga / margarina e, apesar de já ter experimentado com todas as marcas de margarina e algumas de manteiga disponíveis no mercado, ainda não encontrei uma que dê sempre bons resultados.



Por isso, e porque não é de excluir que o problema seja da cozinheira e não dos ingredientes, tenho experimentado outras receitas, para ver qual funciona melhor. A semana passada fiz uma variação de uma receita que me foi dada há anos pela minha amiga Fátima e, apesar de ter ficado boa, não vou parar por aqui a minha busca.




Ingredientes:
(Para a Massa)
6 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de leite
6 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
30 g de amêndoa pelada e moída (esta foi a minha adição à receita original!)

(Para a Cobertura)
120 g de amêndoa pelada e lascada
4 colheres de leite
100 g de açúcar
100 g de manteiga

Batem-se os ingredientes da massa pela ordem indicada e leva-se a cozer numa forma de tarte forrada de papel vegetal, até ficar ligeiramente dourada. Antes de juntar a cobertura a base de massa deverá ser picada com um palito ou garfo. Enquanto a base coze no forno, juntam-se os ingredientes da cobertura num tacho ou frigideira e levam-se ao lume até ferver e formar uma mistura consistente. Deita-se sobre a base de massa e vai ao forno até dourar.




Quem me puder ajudar na minha busca de uma deliciosa tarte de amêndoa sinta-se à vontade para me enviar as suas sugestões. Até lá, se quiserem também experimentar esta...Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Manuela,
    A tua tarte ficou t'ao bonita! Eu tenho uma receita bem catita no meu blogue podes dar-lhe uma olhadela! Que percentagem de gordura tem a tua manteiga? Em relação à receita original da minha, tive de dobrar a quantidade de cobertura e deixar a tarte mais tempo no forno, ou ficava ou coisita pálida sem graça nenhuma.
    bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana!
      Vou procurar pois comprometi-me a levar uma tarte amanhã para casa de uns amigos e gostava de levar uma receita bem boa.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Está tão linda a tua tarte, com essa crosta perfeita e dourada de amêndoa. Eu não consigo resistir :) Uma favorita cá em casa.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ginja, aqui é a mesma coisa. Acho que se fizesse uma todos os dias, desaparecia!
      Bjnhos

      Excluir