sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jantar de Borrego com Grão e Hortelã - Um Comer Alentejano

Quem vai acompanhando o Cravo e Canela já sabe que sou uma Alentejana convicta e uma apreciadora da cozinha desta região.

Um dos "comeres" que gosto muito, apesar de nem sempre fazer, é o Jantar de Borrego com Grão, aromatizado com hortelã. Aqui no Brasil, já fiz uma vez, muito embora tenha sido uma receita um pouco alterada pois não tinha os enchidos que costuma levar. Mesmo assim ficou muito saboroso!




No Alentejo, a zona das Terras Brancas é particularmente propícia à criação de gado de pequeno porte como os ovinos, que crescem em considerável liberdade, voltando ao fim do dia aos redis. Pastam nos campos, muito embora no Verão tenham de receber também alimento suplementar, pois o pasto está muito seco.

Este Verão, quando estive no Alentejo, tive oportunidade de fotografar estes cordeiros que estavam com as suas mães.  A criação de ovinos, permite ainda a obtenção de lã, através da tosquia dos animais e a produção de queijo. E que bons que são, tanto os pequenos queijinhos frescos ou curados, como os queijos de leite de ovelha ou de mistura com leite de cabra! Deliciosa também é a manteiga artesanal de leite de ovelha. Mas já há muitos anos que não como e nem sei se ainda há quem faça.



Ingredientes:
1 kg de carne de borrego
1/2 kg de grão de bico
150 g de toucinho (não coloquei)
1 chouriço preto (não coloquei)
1 morcela de sangue (não coloquei)
4 batatas médias
2 cenouras
1 molho de hortelã
Pão duro (amanhecido), de preferência Alentejano ou que não seja muito fofo
Azeite, sal e pimenta qb.

De véspera, colocar o grão de molho. Cozer o grão em água temperada de sal. Reservar com o respectivo caldo de cozedura. Para quem tenha menos tempo, pode ser substituído por grão cozido de lata. Cozer a carne de borrego com o toucinho, os enchidos, a cenoura e a cebola, em água temperada de sal e um pouco de azeite. No caso de usar toucinho precisa de menos gordura. Se for só com a carne de borrego irá precisar de um pouco mais de azeite. Quando estiver praticamente cozido, juntar o grão com o respectivo caldo e as batatas cortadas em rodelas, rectificar o tempero e acrescentar a hortelã, separando as folhas. Deixar alguns raminhos de hortelã para colocar quando for servir. Deixar ferver durante mais alguns minutos para acabar de cozer e para que os diversos sabores se fundam. Migar as fatias de pão para dentro de uma terrina ou taça grande. Retirar as carnes e colocar numa travessa. Fazer o mesmo com os vegetais. Levar o caldo novamente ao lume para estar bem quente quando for colocado sobre o pão. Colocar os restantes raminhos de hortelã sobre as sopas de pão e deitar o caldo a ferver. Servir imediatamente.




Cada pessoa serve-se de sopas, carne e legumes a gosto. Aqui em casa, gostamos de colocar tudo no prato (fundo) e ir saboreando as sopas de pão com a carne e o grão. Mesmo sem os enchidos, ficou delicioso e, certamente, com muito menos gordura. O aroma da hortelã enche a casa e combina de forma deliciosa com o grão e com o sabor da carne de borrego.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá´Sofia,
    É mesmo um prato saboroso! E mesmo sem os enchidos (que também acrescentam muita gordura), ficou uma delícia. Vou repetir mais vezes.
    Bjnhos

    ResponderExcluir