sábado, 10 de dezembro de 2011

A Fazer Rabanadas para Encontrar o Natal


O Natal aproxima-se! E para mim, esta época do ano rima com frio, casacos quentes e luvas, iluminação festiva nas ruas, o cheiro dos pinheiros, o pensar o que fazer na noite da consoada de novo e diferente  que surpreenda os convidados, mas também o que é tradição e invariável...

É aqui que entram as fatias de ovos, douradas, paridas ... com tantos nomes... as rabanadas!

Por isso, aqui deste lado do mundo, onde a Primavera está quase a tornar-se Verão, sem casacos nem luvas, sem frio nem pinheiros, resolvi fazer umas rabanadas para ver se o seu sabor me trazia essa sensação de Natal eminente que tardava em chegar.

Em casa de meus pais, as rabanadas sempre foram uma tradição de dia 24 (fora desse dia, chamamos-lhe fatias de ovos!). Começa dias antes com a encomenda e compra do pão apropriado e na tarde da véspera de Natal, monta-se toda a logística, prato com leite morno, prato com ovo batido, prato para escorrer a gordura, prato com açúcar e canela... e, eu e a minha mãe, lá íamos passando as fatias de prato em prato, até à frigideira e, depois de mais uns pratos, as primeiras, ainda quentes, iam directamente para a minha barriga.

Estas eram as melhores, com a cozinha a cheirar a fritos e a canela! As segundas melhores são as de dia 25 de manhã, logo ao acordar, comidas ainda de ramelas, já frias, mas com o açúcar já meio derretido, a pegar-se nos dedos, duas ou três, pelo menos!

Depois de casada, enquanto eu preparava a consoada na minha casa, a minha mãe fazia as rabanadas e depois vinha a toda a velocidade para eu ainda comer uma quente antes do jantar. Este ano, o meu primeiro Natal fora de Portugal e longe da família, vou sentir falta de todos e deste gesto de carinho. Este post é dedicado à minha mãe, e tem um pedido implícito para uma tarde de rabanadas em Janeiro quando lá chegar!

Ingredientes:
4 ovos
12 fatias de pão (pode ser pão de forma, mas de padaria, pois se for demasiado delicado desmancha-se)
1/2 l leite
açúcar e canela em pó
óleo vegetal para fritar

Amornar o leite e colocá-lo num prato fundo. Bater os ovos num prato. Preparar um prato ou travessa com papel absorvente para escorrer as fatias depois de fritar. Num prato raso, deitar açúcar e canela e misturar bem. Colocar o óleo a aquecer numa frigideira. Primeiro passar cada fatia pelo leite morno, depois pelo ovo, deixando absorver um pouco. Em seguida, levar a fritar, até ficar dourada de ambos os lados. Deixar escorrer a gordura o melhor possível e, enquanto está quente, passá-la pelo açúcar com canela que vai aderir à fatia. Fazer o mesmo processo com todas as fatias de pão.


Podem ser comidas quentes ou frias e são deliciosas, com o seu interior macio e suculento e o seu exterior doce e aromático!

Esta iguaria de Natal pode estar relacionada com o facto de também ser um doce que se oferecia às mulheres que tinham acabado de ser mães, daí o nome de Fatias Paridas, e por isso ser presença indispensável na data em que se celebra o nascimento de Jesus.

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário