domingo, 16 de outubro de 2011

World Bread Day - Focaccias Perfumadas

Hoje, dia 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, tendo a data sido escolhida para comemorar a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação  (FAO).

Sob as suas diferentes variedades, o pão é, julgo eu, um dos alimentos mais universais e aquele sem o qual muitos de nós temos dificuldades em passar. O pão é, por excelência, em muitas culturas, o símbolo do alimento. Talvez por isso, há alguns anos, o International Union of Bakers and Bakers - Confectioners, declarou também este dia como o Dia Mundial do Pão.

Mais uma vez, este ano a Zorra, do Blog Kochtopf, convida-nos a celebrar este dia, confeccionando pão e postando o resultado nesta data. Trago-vos umas Focaccias, com duas coberturas diferentes, acabadas de sair do forno da nossa Cozinha no Brasil.


Para confeccionar este tipo de pão italiano, inspirei-me na receita apresentada no livro Na Cozinha com Jamie Oliver, mas em função dos ingredientes disponíveis e da minha intuição, cheguei a duas focaccias, uma com cobertura de manjerição e outra de alecrim e tomate seco.

Ingredientes:
Para a massa (dá para duas focaccias)
500 g de farinha
1 embalagem de fermento biológico seco (seguir as indicações do fabricante) / ou fermento padeiro
1 colher de sopa de sal fino
1 colher de sopa de mel
300 ml de água tépida

Deitar a farinha numa tigela grande ou sobre uma superfície limpa. Misturar o sal com a farinha e fazer um buraco no centro. Dissolver o mel e o fermento biológico e o mel em 150 ml de água tépida. Colocar na cavidade formada no centro da farinha e ir incorporando com movimentos circulares. Juntar a restante água progressivamente. Poderá ser necessária mais água ou acrescentar um pouco de farinha. Amassar bem durante cerca de 5 minutos. Formar uma bola e colocar numa tigela coberta com película de cozinha. Tapar com um pano e guardar num local abrigado (eu coloquei no forno!). Deixar repousar cerca de hora e meia, na qual a massa deve crescer para o dobro. Voltar a amassar, socando a massa para que todo o ar saia, durante cerca de um minuto. Dar forma às focaccias, devem ficar ovaladas e com cerca de 1,5 com de espessura. Preparar as coberturas, e barrá-las sobre a massa, fazendo depois cavidades na massa com os indicadores, o que dá o aspecto característica deste pão. Deixar levedar por mais 45 minutos, a massa irá crescer, atingindo cerca de 3 cm de altura. Levar a forno bem quente (escolhi o termostáto 5, no forno a gás) e deixar cozer durante cerca de 15 minutos, até ficar dourada.



Ingredientes:
Cobertura de Alecrim e Tomate Seco
3 raminhos de alecrim
3 tomates secos marinados em azeite
1 colher de sumo de limão
azeite, sal e pimenta qb

Separar as folhas do alecrim e cortar o tomate em pequenos cubos. Juntar uma colher de chá de sal marinho e temperar com pimenta acabada de moer, bem como com o sumo de limão. Mexer, para integrar os sabores e espalhar sobre a massa.

Cobertura de Mangericão
1 molho de manjericão
1 dente de alho
1 colher de sopa de sumo de limão
azeite, sal e pimenta qb

Picar o mangericão, picar finamente o dente de alho e misturar com o azeite, que deve tapar os ingredientes anteriores. Juntar uma colher de chá de sal marinho e temperar com pimenta acabada de moer e com o sumo de limão. Misturar bem os ingredientes e barrar, uniformemente, a massa da focaccia.


Ficaram uns pães perfumados e saborosos que comemos mal saíram do forno (foi só o tempo de fotografar!). Para as comer a preceito, podemos ainda polvilhar com um pouco de flor de sal e regar com um fio de bom azeite.

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Perfect Focaccia makes me to want to go to Italy. ;-) Thank you for participating in World Bread Day 2011.

    ResponderExcluir
  2. Manuela!
    Que Focaccia maravilhosa!
    Cheguei aqui atraves do link postado pela Zorra!
    Amanha vou arriscar essa receita linda!
    E, sim, concordo com suas palavras: pao eh um alimento universal, que une e tem o dom de partilhar a paz!
    Abraco :D

    jux
    dolcinha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Jux,
    Seus croissants também estão de dar água na boca!
    Espero que corra tão bem com a sua focaccia como correu com as minhas.
    Um abraço
    Manuela

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo blog, apenas conheci hoje pelo WBD, adorei esta focaccia. bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Ângela,
    Conheci o seu blog do mesmo jeito. Mais uma razão pela qual estas iniciativas são boas!
    Os seus pães parecem uma delícia!
    Vou passar a acompanhar.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Estou chegando aqui através do WBD, do qual também participei.
    Fazer pão é algo que nos dá muito prazer, não é mesmo?
    Focaccia é dos mais saborosos.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Gina,
    Os seus pãezinhos provençais também me parecem uma delícia. Ainda quentinhos e com manteiga devem ser uma maravilha. Gostei muito do Na Cozinha, partilho com você o gosto pelas viagens e pelo conhecer os costumes culinários de outros países.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir