segunda-feira, 16 de maio de 2011

Salada de Frango e Quinoa

Uma salada rica em vegetais frescos é sempre uma boa solução para uma refeição. Quando se tem a sorte de ter um filho que gosta de todo o tipo de vegetais e legumes torna-se uma escolha fácil. É esse o meu caso! A não ser como acompanhamento de outro prato ou como entrada, não me satisfaz apenas uma salada verde. Preciso de substância! Por isso, quando se trata de uma refeição gosto de acrescentar carne ou peixe e um cereal ou leguminosa. Em conjunto com os vegetais e/ou as frutas, tornam a refeição mais completa e aumentam a sensação de saciedade.

Já aqui no Brasil descobri e experimentei a Quinoa. Embora pareça um cereal, não o é de facto. Todavia, pode ser confeccionado e substituir  facilmente o arroz ou massas pequenas em diversos tipos de receitas. Rica em aminoácidos, cálcio, fósforo, magnésio e ferro, torna-se um alimento bastante completo e capaz de contribuir de forma eficaz e, além disso, saborosa para uma dieta equilibrada. Originária dos Andes, onde foi domesticada, era considerada sagrada pelos Incas.


(Fotos de Christian Guthier in Wikipedia)

Já confeccionei Quinoa de diversas formas, mas uma das que me agrada bastante é em salada adicionando-a a uma base vegetal e complementando com um pouco de frango. Esta salada come-se fria e pode ser também uma forma de aproveitar restos de frango. Cá em casa temos sempre o problema dos peitos que, a não ser em bifes ou saladas, têm poucos pretendentes!

Ingredientes:
2 peitos de frango cozidos, assados ou grelhados, desfiados
2 chávenas de quinoa
1/2 pimento verde
1/2 pimento encarnado
150g de tomate cereja
1 raminho de hortelã
azeite qb
vinagre balsâmico qb

Coze-se a quinoa em água com sal durante o tempo indicado na embalagem. Um bom indicador é quando se consegue ver um pequeno círculo branco no interior de cada grão. Escorrer e reservar, deixando arrefecer. Entretanto preparar a base vegetal da salada, cortando os pimentos em quadrados pequenos, partir o tomate em metades. cortar a hortelá de forma grosseira. Temperar com azeite e vinagre balsâmico. Geralmente faço esta parte da salada antes ou enquanto cozo a quinoa para ganhar algum molho. Quando a quinoa estiver quase fria, juntá-la e ao frango aos vejetais, misturando bem. Enfeitar com um pouco de hortelã e está pronto a servir.


Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário