sábado, 28 de maio de 2011

Limonada Caipira com Hortelã

aqui vos falei do Limão Caipira ou Limão Cravo, quando fiz um Bolo de Citrinos. Como temos um limoeiro destes no quintal, que está carregado de frutos, fazemos com frequência esta Limonada Caipira. Estes pequenos limões, tão perfurmados, fazem uma limonada muito saborosa e refrescante, a que por vezes ainda adiciono hortelã.



Como se diz que os limoeiros caipira não devem ser podados, o nosso está um mato. Há pouco andei pendurada nos ramos para apanhar os frutos que estão mais metidos na parte central da copa da árvore e que neste momento são os maiores e mais bonitos (para a fotografia!). Afinal esta actividade de blogueira tem mais riscos do que se pode pensar à primeira vista!





Por qualquer razão, uma limonada fresca traz-me sempre recordações da infância. Dos Verões quentes, dos primos e primas...Bem, mas voltemos ao presente! Esta é uma bebida sempre apreciada por miúdos e graúdos, que fica muito económica (mesmo para quem tenha de comprar os limões!) e que pode ser feita com qualquer tipo de limão, seja ele caipira, haiti (como aqui chamam à lima), siciliano (o nosso limão, bem amarelo e europeu). Seja uma limonada mais tropical ou mais mediterrânica, a hortelã acrescenta sempre uma frescura adicional!



Ingredientes:
Sumo de 3 limões caipira
6 colheres de sopa de açúcar
1,5 l de água
1 ramo pequeno de hortelã

Espremer os limões, coando o sumo para evitar que os caroços fiquem na limonada. Acrescentar o açúcar (eu uso açúcar demerara, mas pode ser feito com branco, amarelo, o que cada um preferir), tendo em conta o gosto de cada um (seis colheres de sopa para litro e meio de água fica doce sem exagero). Quando o açúcar estiver bem diluído acrescentar as folhas de hortelã e mexer mais um pouco, sem esmagar. Acrecentar a água fresca ou água e gelo.



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário