quinta-feira, 19 de maio de 2011

Geléia de Jabuticaba

Com a safra de jabuticabas que tivemos, andei à procura de formas de aproveitar os frutos, que surgem em grande quantidade e se estragam rapidamente. Os que se colhem devem ser consumidos em cerca de três dias e os que ficam na árvore acabam por ser comidos pelos pássaros e pelos insectos ou rebentam de tão maduros.

Já vos mostrei o sumo que fiz e tenho um frasco de licor a "marinar" na despensa. Com o resto da colheita experimentei a fazer um pouco de Geléia de Jabuticaba. Como não sabia qual a forma de fazer o doce deste fruto resolvi procurar online, onde encontrei uma série de receitas, quase todas com as mesmas proporções. A mais clara era apresentada sob a forma de  um vídeo com a explicação e demonstração da receita passo a passo.



Ingredientes:
Jabuticabas qb
Açúcar qb
Água

Lavam-se bem as jabuticabas, colocam-se dentro de um tacho e esmagam-se. Cobrem-se com água e levam-se a ferver em lume brando até que o caldo esteja vermelho bem escuro (ver vídeo). Coa-se a polpa de jabuticaba cozida, mede-se e junta-se a mesma quantidade de açúcar. Deixa-se ferver esta mistura até atingir ponto de pérola (as gotas que caem da colher levam algum tempo a formar-se e saem bem redondas). Guarda-se em frascos fervidos e fecha-se ainda quente. Ao fim de dois dias já atingiu a consistência de geléia e está pronta a comer.



Já  experimentei a minha numas torradinhas e está boa, muito embora, por não ser muito gulosa, na próxima vez vou experimentar com uma menor proporção de açúcar.

Penso que a jabuticaba pode ser substituída pela uva na confecção de geléia, pois já comi uma feita por uma das minhas tias (Alice) que estava uma delícia!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: